Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes

Tramppo, a primeira empresa no Brasil a desenvolver tecnologia sustentável para reciclagem de lâmpadas fluorescentes

RECICLAGEM DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

TRATAMENTO E RECICLAGEM DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

A tecnologia desenvolvida pela Tramppo para reciclagem de lâmpadas fluorescentes, desde seu início, obedeceu aos princípios da sustentabilidade e da Produção Mais Limpa – P+L, onde todos os materiais gerados no processo são separados e destinados para outras cadeias industriais como matéria-prima

Todos os equipamentos utilizados na descaracterização das lâmpadas trabalham com pressão negativa e possuem sistema de filtragem,  filtros de cartucho para retenção de material particulado e filtros de carvão ativo para retenção das partículas de mercúrio.

Atualmente, a empresa possui duas linhas de produção para tratamento de lâmpadas fluorescentes, uma para lâmpadas quebradas, não tubulares e tamanhos especiais com 2,40 metros de comprimento, e outra somente para lâmpadas tubulares de 0,60 e 1,20 metros de comprimento. 

O processo está estruturado em três fases distintas, o Recebimento, onde o material chega é identificado e entra no processo, a Separação, onde as lâmpadas são classificadas por tipo, tamanho e se estão inteiras ou quebradas e o Processamento, através da descaracterização e separação dos componentes. Como resultado final do processo de descaracterização das lâmpadas e separação dos materiais, são obtidos o vidro, as ponteiras metálicas e eletrônicas e o pó fosfórico, além dos matérias periféricos que também são separados, tais como, madeira, papelão, plástico entre outros. A Tramppo consegue extrair o máximo de materias com a reciclagem de lâmpadas fluorescente.

A SEGURANÇA

Para garantir a segurança ocupacional e ambiental do processo, a empresa oferece treinamentos periódicos e disponibiliza a todos funcionários EPI´s.

EPI's

Também faz o monitoramento de diferentes pontos de trabalho dentro da empresa através de medições com o aparelho NIC EMP 2 – aparelho importado do Japão em 2014 – além de semanalmente, fazer as medições dos filtros de carvão, para monitorar a qualidade do ar. 

medidor para monitoramento de qualidade do ar

EMBALAGENS

EMBALAGENS

A empresa recomenda a seus clientes que as lâmpadas sempre estejam embaladas na própria caixa do fabricante e armazenadas em local coberto, protegido e sinalizado.

Pensando na armazenagem correta e na segurança do transporte a Tramppo desenvolveu a linha de caixas Easybox, comercializada para as empresas que não tem por hábito guardar a caixa do fabricante e não possuem caixas de armazenagem. A linha Easybox é composta por diferentes tipos de caixas para atender os diversos tipos de lâmpadas e as diferentes situações de transporte.

Caixa armazenagem lâmpadas

EASYBOX FAB 3

Comprimento: 1250 mm
Altura: 200 mm
Largura: 250 mm
Capacidade: 70 unidades

Caixa armazenagem lâmpadas

EASYBOX FAB 2

Comprimento: 500 mm
Altura: 300 mm
Largura: 350 mm
Capacidade: 150 unidades

Caixa armazenagem lâmpadas

EASYBOX FAB 5

Comprimento: 2480 mm
Altura: 200 mm
Largura: 250 mm
Capacidade: 40 unidades

Caixa armazenagem lâmpadas

EASYBOX COLMEIA

Comprimento: 561 mm
Altura: 1.219 mm
Largura: 455 mm
Capacidade: 80 unidades

Caixa R - armazenagem lâmpadas

   EASYBOX R

     Comprimento: 1250 mm
     Altura: 200 mm
     Largura: 250 mm
     Capacidade: 70 unidades

Atualmente, o mercado de lâmpadas fluorescentes passa por um processo de substituição tecnológica com início da comercialização das lâmpadas de LED.

No sentido, de acompanhar as novas tendências do mercado de reciclagem de lâmpada fluorescente, em 2018 a Tramppo fez contato com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas para desenvolver um processo de reciclagem através da descaracterização e separação dos componentes das lâmpadas de LED.

Perguntas e Respostas Frequentes

Confira, abaixo, as principais perguntas e respostas frequentes sobre a Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes

A reciclagem de lâmpadas fluorescentes é crucial porque essas lâmpadas contêm mercúrio, um material altamente tóxico. Reciclar essas lâmpadas evita que substâncias perigosas contaminem o meio ambiente e permite a recuperação de materiais como vidro e metais.

A Tramppo realiza o processo de reciclagem de lâmpadas fluorescentes em três etapas: recebimento, separação e processamento. As lâmpadas são separadas por tipo e tamanho, e seus componentes são processados, como vidro e metais, para serem destinados a outras indústrias como matéria-prima.

Durante a reciclagem de lâmpadas fluorescentes, são recuperados materiais como vidro, metais ferrosos, metais não ferrosos, e componentes eletrônicos. Esses materiais são separados e enviados para outras indústrias para reutilização.

Sim, a Tramppo possui uma linha de produção especializada para reciclagem de lâmpadas fluorescentes quebradas, garantindo que até as lâmpadas danificadas sejam recicladas de forma segura e eficiente.

A reciclagem de lâmpadas fluorescentes contribui para a preservação ambiental ao evitar a liberação de mercúrio no solo e na água, além de permitir a recuperação de materiais que seriam descartados, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos.

O descarte de lâmpadas fluorescentes inadequado pode resultar na liberação de mercúrio no meio ambiente, contaminando o solo, a água e o ar. Além disso, o não cumprimento das normas pode gerar multas e danos à imagem da empresa.

Sim, a Tramppo oferece a linha Easybox, caixas de armazenamento que garantem a segurança no transporte e armazenamento das lâmpadas fluorescentes, evitando riscos de quebras e contaminação antes do processo de reciclagem.

Contato

Preencha os campos abaixo e receba um atendimento ainda mais personalizado. Após o envio, você será redirecionado ao WhatsApp.